segunda-feira, 19 de março de 2012

Lazer saudável


O consumo de álcool e drogas, bem como a silenciosa epidemia da obesidade impõem ao poder público nas cidades um novo desafio nesta segunda década do século 21: dispor de mais espaços para a prática de exercícios físicos ao ar livre e de lazer saudável, além de equipamentos esportivos, sobretudo para jovens e crianças.

A última pesquisa de alcance nacional sobre espaços esportivos e de lazer nos municípios brasileiros é de 2003 – o que evidentemente mostra como o país precisa evoluir para saber exatamente onde, como e quanto investir na melhoria dos equipamentos urbanos destinados às práticas esportivas e de lazer.

Mas nem é preciso estatísticas para se chegar à conclusão de que estamos a anos-luz de uma oferta adequada para a demanda por práticas esportivas e de exercícios físicos, de lazer saudável sem a presença do álcool. A maioria das cidades piauienses sequer dispõe de pistas para caminhadas, bem assim não há quadras esportivas para crianças em idade escolar, nem espaços lúdicos para a infância e a velhice.

Tomemos o exemplo bem perto de nós, de cidades como Teresina e Timon, que formam um único conjunto urbano.

Há grandes aglomerados populacionais nas duas cidades onde não se tem onde caminhar, onde praticar esportes, onde crianças brincarem. Em regiões com praças, áreas para caminhadas e exercícios físicos ao ar livre, a falta de iluminação inviabiliza o uso à noite.

É necessário, assim, que os gestores municipais que se concentrem nos esforços para dotar suas cidades destes equipamentos urbanos. Dispensável dizer-lhes que o custo deles pode ser até menor que o de outras obras, com a vantagem de que áreas para lazer e esporte tendem a funcionar como um bom antídoto contra drogas, obesidade e doenças decorrentes do sedentarismo. Isso quer dizer que esse é um investimento público com amplo retorno.

Para os atuais prefeitos, em fim de mandato ou que estejam a ponto de se submeter à reeleição, é preciso que trabalhem no que resta de tempo antes das eleições para dar aos seus concidadãos áreas para se divertirem e se exercitarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário