sexta-feira, 16 de março de 2012

Discussões técnicas


A expansão econômica das cidades é algo a ser discutido mais frequentemente pela sociedade. Em ano eleitoral, então, essa é uma necessidade ainda mais premente, sobretudo em cidades como Teresina, onde há um contingente de reserva de mão de obra que precisa entrar no mercado de trabalho e não encontra essa oportunidade porque o tamanho da economia não permite a absorção dessas pessoas.

Discutir seriamente a economia da cidade significa deixar de lado as tentações demagógicas de elaborar planos com ampla participação do público, que terminam por ser cartas de boas intenções e não projetos
viáveis econômica e financeiramente. Muito melhor que fazer demagogia travestida de desenvolvimento econômico é propor um debate em alto nível com o fim de dar à cidade soluções que podem, aí sim, ser submetidas à avaliação popular.

Não parece adequado alimentar na população a ideia de que decisões em favor do desenvolvimento econômico de uma cidade podem ser feitas como em uma assembleia geral de entidade associativa ou como em um exercício recorrente de democracia direta. Isso evidentemente é uma bobagem, porque a elaboração de programas de desenvolvimento é uma ação técnica, e não uma atividade política com a qual se amealham votos.

Há os que defendem legitimamente que a construção de programas de desenvolvimento econômico deva levar em consideração os interesses da população. Sob esse aspecto, a ampla participação popular seria a forma mais correta de atender a esses interesses. Nada mais falso e populista. Os interesses da população podem ser levados em consideração em discussões técnicas levadas a efeito com esse fim.

Certamente alguns haverão de achar uma postura elitista propor-se uma discussão sobre desenvolvimento econômico sem ampla participação das pessoas. Não se trata de elitismo, mas de uma visão não demagógica e de uma abordagem técnica do debate econômica. Tratar do desenvolvimento da cidade sem demagogia pode representar uma ação muito mais favorável à sua população do que a propositura de assembleísmo carbonário e estéril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário