sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Lagoas do Norte


O projeto Lagoas do Norte começa a tomar forma e apresentar resultados que devem mudar - para melhor - o aspecto urbano de uma das regiões mais carentes de Teresina. Concebido há pelo menos uma década, somente agora ganhou um ritmo mais acelerado de execução de obras, entre as quais estão centenas de casas, urbanização de orlas de lagoas da zona Norte, que serão despoluídas e usadas como locais de recreação dos teresinenses, obras de drenagem, alargamento de vias e saneamento.

Ontem, o prefeito Elmano Férrer recebeu jornalistas para mostrar parte das obras em execução. Segundo as contas da prefeitura, R$ 30 milhões estão sendo investidos em obras naquela região, na qual residem pelo menos 70 mil pessoas. Possivelmente em face da dimensão da área atendida, muitos poderão considerar que o volume de recursos pareça não condizer com a grandeza das obras em andamento.

Contudo, as intervenções devem melhorar bastante a qualidade de vida dos moradores. Um exemplo é a reforma e ampliação do Teatro do Boi, que certamente vai se converter em um espaço cultural para receber espetáculos de teatro, dança e música em uma área carente da cidade, que terá ainda um sistema viário menos tumultuado pela duplicação de vias como a Rua Rui Barbosa, além de um sistema de drenagem que reduzirá o risco de alagamentos e o saneamento, que dará balneabilidade às lagoas, hoje mais fonte de doenças do que de vida. Tudo isso concorrerá ainda para valorização imobiliária e surgimento de novos negócios.

Satisfeito com o andamento das obras, o prefeito Elmano Férrer declarou que agora o projeto Lagoas do Norte deslanchou. Tem razão e deve ser louvado o seu esforço e de sua equipe com esse objetivo, mas não se pode esquecer que esse projeto resulta também a participação dos antecessores do atual prefeito, bem assim do trabalho dos técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento. Deixar de mencionar esses atores do processo é um ato de injustiça.

Ao prefeito e à sua equipe cabe nesse momento serem mais ágeis do que foram os antecessores na execução das obras do projeto Lagoas do Norte. É lícito, aliás, lembrar que uma das obras executadas com recursos do programa, a iluminação da Avenida Boa Esperança, é um serviço de má qualidade. Foi feita em 2010 – ano eleitoral. Agora, executam-se obras maiores e necessárias. Pelo que se vê, com responsabilidade e sem a pressa que o interesse pelas urnas costuma causar em alguns gestores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário