quinta-feira, 15 de março de 2012

Sonho de um Brasil independente


Aos 189 anos da Batalha ocorrida as margens do rio Jenipapo em Campo Maior, em prol do sonho pela Independência do Brasil, nós piauienses sentimos um dever magnânimo em comemorar a data 13 de março como uma das mais importantes e de relevância política e social do Piauí pelo Brasil, pois foi por meio da luta do cidadão comum, do sertanejo que anseia melhores dias, do guerreiro nordestino que ao ver na luta social o caminho para um futuro melhor que o piauiense teve a coragem de arregaçar as mangas e se envolver numa batalha sem precedentes.

A Batalha do Jenipapo ocorrida no Piauí foi uma história de luta singular com características próprias principalmente no que diz respeito ao seu caráter estrutural. Nossos antecedentes piauienses lutaram sem armamento necessário para uma batalha de cunho internacional, se encontravam inferiores quanto a preparação, organização e rigor português.

Os soldados portugueses, ao comando do major José da Cunha Fidié, lutaram na busca esmagadora da derrota do sonho de um Brasil independente e estes soldados encontraram como principal adversário o sertanejo piauiense determinado e munido de armamentos frágeis (quando empregados para usá-los como armas de batalha) que caracterizavam seu cotidiano de trabalho.

Com foices e facões o sonho pela independência foi defendido a duras penas sobre o sol escaldante que acalentava o sonho pela independência do Brasil em corações piauienses. Muitos soldados perderam a vida, muitas famílias foram perdidas, muitos sonhos foram arrancados do solo nordestino. Porém o passado de luta ontem reflete um passado e um presente de glória hoje, pois o piauiense foi agraciado pelo espírito de luta guerreiro do seu antecedente bravo que lutou pela Independência do Brasil.

A luta e o suor piauiense derramado na batalha mais sangrenta pela Independência do Brasil infelizmente ainda não têm o reconhecimento nacional e internacional merecido. Todavia, cabe a nós piauienses conhecer mais e nos inteirar sobre o ocorrido, fazendo com que o reconhecimento parta de nossa cultura para o mundo.



Este dia é um dia em que devemos nos orgulhar da luta que nosso povo travou e trava, não só no passado mas também no presente, driblando as adversidades e os obstáculos do dia a dia e lutando para a construção de um Piauí melhor.





MARISTELLA M. RODRIGUES
GRADUANDA EM HISTÓRIA (UFPI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário