sexta-feira, 2 de março de 2012

Vamos concluir o porto do Piauí


Quais são as justificativas para o Piauí ser o único Estado do Nordeste que não dispõe de um porto para receber seus produtos importados e exportar sua produção e desta maneira, minimizar custos, aumentar a renda dos seus empreendedores e o nível de emprego da população piauiense? No Maranhão, Ceará, Pernambuco e na Bahia existem mais de um e no nosso querido Piauí sempre na espera da conclusão do
tão falado “porto de Luís Correia”.

Lembro-me bem que, ao chegar ao Piauí, recém-formado, no início da década de 70 do século passado, já se falava na conclusão deste bendito porto, pois presenciei inúmeras caçambas depositando pedras para construção do ”quebra-mar” onde ia ser construído a referida obra. E hoje, decorridos mais de 40 anos, a conversa é a mesma.

Falava-se naquela época que o Estado não tinha muito a exportar, a não ser a cera de carnaúba, e as importações eram de pouco volume, sendo que o principal produto importado, combustíveis de petróleo, o que seria resolvido com a criação do Terminal de Combustíveis em Teresina, sendo que este insumo seria trazido de trens oriundos dos portos de São Luís e Fortaleza, como é feito ainda hoje.

Ao longo destes anos, a produção do Piauí cresceu bastante, nosso Estado já é o terceiro maior produtor de grãos do Nordeste, perdendo apenas para os Estados da Bahia e Maranhão. Produz mais de 1 milhão de toneladas de grãos de soja, continua sendo um dos principais exportadores de cera de carnaúba, será em pouco tempo o maior exportador de ferro do Nordeste.

Sem falar que o consumo de derivados de petróleo cresceu bastante com abertura das áreas dos cerrados, além do aumento substancial da frota de veículos, tanto na capital, Teresina, como nas cidades do interior.

Vale destacar que no Piauí em 2010 foram consumidas 234.000 toneladas de fertilizantes para agricultura, importados pelos portos de São Luís, Recife, Maceió, Aracajú e Salvador.

Portanto, é necessário que nossos representantes políticos (governador, senadores e deputados federais) se unam e vão até a presidente Dilma e exijam recursos necessários para a conclusão do tão sonhado porto de ”Luís Correia”, com a devida dragagem necessária, já que a engenharia brasileira dispõe de tecnologia suficiente para tal fim, tendo em vista que esta conclusão é prioridade para o desenvolvimento do Piauí.



JOSÉ NERIVALDO DE ARAÚJO
ENGENHEIRO AGRÔNOMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário