domingo, 4 de março de 2012

DNA


Ácido Desoxirribonucleico (DNA) é o nome científico do composto orgânico cujas moléculas contêm as informações genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. Bem que eu poderia continuar falando deste polímero, mas o assunto aqui e agora é outro. O DNA a que eu me refiro é a minha, a sua, a nossa Data de Nascimento Antiga. Mas, feliz de quem pode carregar no peito a alcunha de ser antigo. Agora, para que você seja mesmo merecedor desse emblema quero pedir sua permissão para fazer um teste com você.

Topa? Então, lá vai. Não vale mentir, pra você mesmo (a), porque eu nunca vou saber.

Você viu pela TV a descida do homem na lua? Gostou da coreografia do cantor Tony Tornado, hoje ator global, cantando BR3, no Festival da Canção? E do Sérgio Ricardo, quebrando o seu violão quando foi vaiado? Você lamentou a morte de Walt Disney, 1966? Você assistia às aventuras de Roberto Carlos na seção da tarde, tirava a sorte grande com a Catarina, a periquita do realejo? E na higiene pessoal, usava pasta Kolynos e o sabonete Eucalol? E em sua casa tinha uma geladeira Frigidaire, com um pinguim em cima?

E você, menina, tinha uma boneca “Dorminhoca” para guardar camisola e enfeitar a cama? No escritório do seu pai tinha uma máquina de escrever Ramington? Sua mãe fazia delícias com a clássica massa Dona Benta? Você enfrentou filas homéricas para ver o filme Love History? Se emocionou com o romance de Romeu e Julieta? Lembra quantas vezes você desejou ter um fusca como o Herbe, herói do filme “Se o meu fusca falasse”? Assistiu muito ao seriado Batman e Robin? Jogava, ou não, bola de gude no meio da rua, sem se preocupar com trânsito ou violência?

Jogou pião nas calçadas e com muita habilidade o levava para a palma da mão? Pulava cordas nos parques? E da amarelinhas, lembra? Você fazia suas próprias pipas, com papel de seda e armações de talo de coco ou de bambu?

E as meninas brincavam de médico e de casinha? E descobrir desenhos nas nuvens? Namorar na porta de casa? Já tocou caixa na fanfarra da escola, dançava na quadrilha junina? Na nossa época a onda era passear de Gordini, vestindo uma calça far-west, nera não? Pedia ao seu pai para abastecer nos postos Esso só para ganhar a boneca da gotinha? Ah!, e a eletrola portátil sempre te acompanhava nos pequenipes, não? E o telefone preto com teclados de furos, que você discava com a caneta para não estragar as unhas?

Lembra do jingle: Varig, Varig, Varig? E dos cobertores Parayba, você lembra? Nas noites de domingo você assistia ao programa de humor A Família Trapo, com o Golias, Jô Soares, Renata Fronzi, Otelo Zeloni e Cidinha Campos? E do seriado Os Três Patetas? Jeannie é um Gênio? Bonanza e Flipper? Você leu as revistas Cruzeiro, Manchete, Realidade? Assistia a verdadeiras aulas de História com o Túnel do Tempo? E as aventuras de Jonny Quest? Do Manda - Chuva e o Guarda Belo? Você usou ou não os lençóis de sua mãe para “voar” como o National Kid? Ah, só mais uma perguntinha: que fim levou a sua coleção de discos coloridos dos 4 heróis, O Gato de Botas e Festa No Céu? Espero que você tenha respondido a algumas dessas perguntinhas “lembrativas” desse teste. Eu respondi um bocado delas e estou com a alma lavada e
enxaguada de ter esse popularesco DNA (Data do Nascimento Antigo) estampado no meio da cara. Estou como diz o meu compadre, delegado Lua, “de orgulho até a tampa pelo DNA que tenho”. Que saudade, hein?



LÁZARO DO PIAUÍ
ESCRITOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário