sábado, 31 de março de 2012

Pesca ruim


O Brasil segue como um dos países com menor consumo de pescado do mundo, muito embora tenha havido aumento de 6,46 quilos para 9,03 quilos por habitante entre 2003 e 2009, o que representou uma expansão de 39,78% entre 2003 e 2009 – data da última aferição pelo Ministério da Pesca. Mesmo assim, o país ainda está longe do mínimo de consumo de pescado per capita recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 12 quilos/ano.

O período da Quaresma, quando a tradição católica recomenda abstinência de carnes vermelhas, faz com que se amplie bastante o consumo de pescado – o que pressiona os preços para cima. Não há um só pescado no mercado de Teresina cujo quilo esteja custando menos de R$ 10 – duas vezes mais que o quilo do frango.

Diante do fato de que existe uma demanda reprimida por pescado no Brasil, é de se indagar que tipo de política de incentivo se está tendo para que mais empresas explorem essa fatia do mercado de proteína animal. Pela forma como o Ministério da Pesca e Aquiqultura tem sido preenchido, não é grande coisa. A pasta foi ocupada em três anos por três ministros: Ideli Salvati, Luís Sérgio e agora Marcelo Crivella, que em um rasgo de sinceridade disse que não sabia sequer botar minhoca em um anzol.

Estamos, então, diante de um fato lamentável: o país com uma das maiores redes hidrográficas do mundo e um litoral de 7,4 mil quilômetros de extensão não é capaz de colocar uma pessoa experimentada para comandar as políticas públicas para o setor pesqueiro. Desse modo, não se pode alimentar ilusões, tampouco ter esperanças de que o Brasil vai conseguir colocar mais peixe na mesa das pessoas.

Mesmo havendo um ministério específico para a pesca, o setor ainda é um dos que recebem menos apoio de crédito, de pesquisa e de extensão. Ademais, pela falta de fiscalização, está sujeito a toda sorte de irregularidades, que vão da pesca predatória e ilegal, ao desvio de seguro desemprego em colônias de pescadores. Em um cenário assim, nem Pedro, o pescador de almas, poderia fazer algo de realmente milagroso para melhorar a atividade pesqueira brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário