sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Disciplina escolar


Estudantes da Universidade Federal do Piauí fazem parte de um grupo de elite. Eles passam por um rigoroso filtro que mede o conhecimento e faz com que apenas os mais preparados cheguem àquela instituição de ensino superior.

Espera-se desses estudantes, com efeito, que se portem como gente de elevado nível de urbanidade e civilidade – sobretudo em respeito a normas elementares de comportamento. Não é o que se dá no interior da UFPI.

Muito frequentemente um visitante poderá perceber na UFPI paredes riscadas, banheiros sujos e que foram quebrados por estudantes, carros estacionados de modo a ocupar mais de um espaço ou de interromper a livre circulação dos demais veículos. Exemplos clássicos de má-educação, que evidentemente não se espera de quem faz parte de um grupo de elite.

Moças e rapazes, que poderiam ser um exemplo, levam para a UFPI um comportamento desrespeitoso que, sem dúvida, não praticam em casa – onde a vigilância dos pais e normas bastante claras sobre comportamento social e boas maneiras não permitem a recorrente ausência de bons modos tão comuns nos corredores da Universidade Federal do Piauí.

O exemplo dos estudantes da UFPI se adota aqui quase como uma provocação – pelo fato de ali estar a elite da educação pública no Piauí. Mas se faz também para deixar evidente que se na mais antiga e respeitada instituição de ensino superior do Estado há prevalência dos maus modos e da falta de respeito a normas de convivência social, em escolas públicas de todas as modalidades de ensino certamente a situação é daí para pior.

Ora, então temos diante de nós um desafio e uma oportunidade. O desafio é o de fazer com que estudantes se portem com a urbanidade que se espera de uma pessoa que está na escola. A oportunidade é pôr em prática algo simples - a exigência da disciplina com absoluto rigor - e que certas correntes pedagógicas tanto líricas quanto equivocadas puseram em prática nos últimos tempos: o de que jovens e crianças tudo podem, inclusive não ter disciplina para estudar e respeitar normas de conduta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário