quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A Avenida Frei Serafim


O intelectual Matias Augusto de Oliveira Matos (Teresina, Piauí), autor do histórico livro: “Avenida Frei Serafim”, lançado como “lembranças de um tempo que não acaba”, demonstrou senso crítico duma veracidade que se contempla desde que Teresina começou a ser construída e organizada pelo mestre de obras João Isidoro da Silva França, português de nascimento e, por convicção, piauiense, graças à sua prodigiosa posição de arquiteto. O falecimento de Isidoro França concedeu-lhe em 2011 reconhecimento oficial com a construção da Ponte Estaiada sobre o rio Poti, zona norte de Teresina, obra d´arte da engenharia moderna (sustentada com esteios ou escoras.

Levando o nome do mestre de obras. Referência do turismo mundial como cartão postal da capital do Piauí. Por outro lado, na Praça da Constituição, atual Parque da Bandeira (outra denominação: Praça Deodoro da
Fonseca, homenagem ao proclamador da República (Manuel Deodoro da Fonseca: Alagoas, hoje Deodoro, Alagoas, 1827-Rio de Janeiro, 1892), de frente para o rio Parnaíba, pela margem direita do importante curso
d´água fluvial, exatamente no dia 16 de agosto de 1852, foi apresentada a primeira planta de localização da cidade de Saraiva (José Antônio Saraiva: Santo Amaro, Bahia, 1823-Salvador, Bahia, 1895). E o começo do incomum traçado arquitetônico da cidade.

Ruas bem traçadas, construção de casas por particulares desembocando na região alta mais conhecida por Alto da Jurubeba (os moradores descobriram que os arbustos possuíam folhas moles com flores vistosas e frutos bacáceos, isto é, frutos carnosos). O relevo significou a construção da Igreja de São Benedito (provavelmente siciliano, Itália, 1526-Palermo, Itália, 1591. Nome de santo dos pobres e de padroeiro dos pretos). Na veracidade dos fatos históricos, tudo se devendo ao missionário da Ordem dos Franciscanos, Frei Serafim de Catânia, nascido e falecido na cidade de Catânia, Itália, 1811-1887). Chegado a Teresina para se dedicar à catequese e ao trabalho desinteressado de amar ao próximo. Adaptou-se logo à cidade. E, no dia 13 de junho de 1874, após colocar colocar a pedra fundamental da Igreja, recebeu ajuda substancial da beneficência popular (doações de materiais diversos e a valiosa ajuda espontânea da população, da mão de obra de negros escravos e de pretos alforriados. Sob as bênçãos de Deus, foi inaugurada no dia 3 de junho de 1886, um ano antes da morte do bondoso mas hercúleo catequizador. Como que visionário, Frei Serafim de Catânia consolidou a antevisão do progresso de Teresina: a partir da Igreja que construiu demandando os barrancos do rio Poti, afluente do Parnaíba pelo lado Leste da cidade, e que, na revelação profética do ínclito sacerdote, alcançaria os limites sem fim da urbe de Saraiva. Portanto, o que se verifica nos dias atuais e, pelo que foi apresentado pelo arrojado Matias Matos, a planta da cidade de Teresina, 1959, descreveu o Jóquei Clube, construído em 1955 para a disputa entre cavalos de corrida, conforme desejo do coronel Otávio Miranda (Campo Maior, Piauí, 1916-Teresina, Piauí, 2002), a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (Diamantina, Minas Gerais, 1902- desastre rodoviário na Rio-São Paulo, 1976), a existência de grandes áreas vazias e as possibilidades de construção de modernas avenidas.

Através do folclore enraizado na cultura popular: quem conta um conto, aumenta um ponto”, fez Matias Matos, dono duma inteligência invulgar, registrar as histórias mais importantes das antigas e novas edificações. Demonstrando como a Avenida Frei Serafim é o cenário mais agasalhador da cidade. Mesmo que, de um ano civil para outro, se torne mais aviltada pela especulação imobiliária, destruidora do valioso patrimônio arquitetônico ali edificado no fim do século XIX e nos primeiros trinta anos da centúria 20. E no relacionamento dos eventos populares e religiosos, o adro da Igreja é escolhido para dignificar a fé e o amor cristão do povo teresinense. Outros registros dão conta de que, em 1922, ano em que o Brasil comemorou o centenário da Independência, a Igreja já era referência nacional.

Além do mais e pelo que escreveu Matias Matos, houve a preservação dos limites da Avenida: do antigo Alto da Jurubeba até as linhas fundas principais entre as duas pontes (a segunda datada de 1977). Linhas
fundas qualificadas como as “ladeiras” intensamente trafegadas pelo vaivém de veículos de todos os tamanhos, circulando pelos dois lados da avenida. Acesso para as rodovias direcionadas para o Norte do Estado e para o vizinho Ceará. Por isso, e pelo formidável livro, Matias Augusto de Oliveira Matos abeberou a declaração de Napoleão Bonaparte, político e militar, Imperador da França em duas ocasiões (Ajácio, Córsega, 1762-Ilha de Santa Helena, 1821): “A imaginação governa o mundo”.




CARLOS SAID
JORNALISTA E PROFESSOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário