domingo, 13 de novembro de 2011

Carta a um benfeitor mirim


Amiguinho Enzo, Talvez você nem leia esta cartinha postada no correio eletrônico de sua mãe, essa abnegada embaixatriz da “nação diabética piauiense”, da qual fazemos parte; eu na condição de veterano, pois já ultrapassei a barreira dos sessenta, e você como infante aprendiz de um conjunto de regras de bem viver que o sequenciar dos anos, por certo, trará.

É que, por motivo de força maior (tive que me deslocar até o extremo sul do Piauí, para atender inadiáveis compromissos profissionais) não poderemos nos encontrar no próximo dia 13, Dia Mundial de Combate ao Diabetes, em Teresina, conforme eu havia me comprometido com sua distinta mãe. E para usar uma expressão da própria Jeane, eu diria: “que coisa!”. Compromisso de trabalho se sobrepondo a um compromisso com a vida! Infelizmente, esses desencontros acontecem, Enzo, é a vida como ela é, nós é que somos mutáveis.

Enzo, meu caro, contudo não é de limitações nem de hábitos saudáveis que devemos aprender, em razão de nossa particularidade patológica, que me ocupo agora, até porque de tais assuntos devem cuidar os médicos endocrinologistas, os nutricionistas e outros profissionais afins para o acompanhamento do diabetes, esse nosso “doce lado da vida”.

Quero falar mesmo, amigo Enzo, é da felicidade dos nossos pares, em tê-lo como causa precursora da mais nova entidade pró-vida em nosso Estado, a Associação dos Diabéticos do Piauí – ADIP, competentemente liderada pela inteligente, culta e obstinada Jeane Melo, providencialmente escolhida por Deus para ser sua mãe biológica e mãe sócioprotetiva de milhares de colegas nossos, por vezes vegetando ou partindo silenciosamente Piauí a dentro.

Por certo, amigo Enzo, você é um divisor de águas, para não se falar no símbolo vivo de uma luta que só não foi travada antes, porque estávamos à sua espera. O que? Coisas da vida, meu infante... um dia você compreenderá melhor!

Bem, amigo Enzo, agora que você chegou, mãos à obra, vá em frente, brinque, estude e lute pela vida, pois ela nos devolverá em dobro, tudo o quanto lhe tivermos dado.

Um  for  te abraço do  seu amigo, Edivam.



EDIVAM FONSECA GUERRA
ADVOGADO/ESCRITOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário