quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A luta pela criação do TRT-P


A história da implantação do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª região começou a ser escrita com a vinda
para o Piauí, em 1985, do então juiz Francisco Meton Marques de Lima, que atuava no TRT do Ceará. Na época as juntas de conciliação do Piauí ainda eram vinculadas à 7º região.

Então com 32 anos de idade, ele fora escalado para vir a Teresina substituir um colega que entrara de férias, fato que repetiria nos dois anos seguintes.

Estas constantes visitas de Meton Marques a Teresina criaram nele um laço afetivo com a cidade e seu povo, onde o ilustre magistrado fez inúmeras amizades com vários advogados e cidadãos de bem de nossa terra.

Foi criado assim o Tribunal Reginal do Trabalho do Piauí, com muitas dificuldades.

A composição do Tribunal foi a seguinte: desembargadores Arnaldo Boson Paes, Manoel Edilson Cardoso, Wellington Jim Boavista, Laércio Domiciano, Fausto Lustosa Neto, Enedina Maria Gomes dos Santos, Dra. Liana Chaib.

Segundo o ilustre professor de Direito Jorge Azar Chaib “A possível instalação do TRT mais eficaz era, até a segunda metade da década de 80, apenas um desejo dos juízes e advogados. Um desejo que se alimentava no direito do cidadão por justiça ainda que tardia”.

A necessidade da justiça mais próxima do cidadão, na esperança de melhores dias. A campanha ganhou as ruas, atraiu a imprensa, os segmentos a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os deputados, os juízes, os magistrados de todas as ordens.

Com a Constituição de 1988 ficou estabelecido que em cada unidade da federação haveria pelo menos um Tribunal Regional do Trabalho. A Emenda Constitucional nº 45 de 2004 promoveu a ampliação da competência da Justiça do Trabalho. Assim chegamos à conclusão da importância do aludido tribunal
para a população.



JORGE CHAIB FILHO
ADVOGADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário