segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O sucesso do Corso


Mais de 400 carros e 150 mil pessoas, nos cálculos da Polícia Militar, fizeram o desfile do Corso do Zé Pereira, uma festa tradicional da cidade resgatada pela Prefeitura de Teresina e que se converteu em um evento abraçado por gente de todas as classes sociais. Virou uma grande festa popular, com direito às mais legítimas, espontâneas e engraçadas manifestações de alegria. O carnaval de Teresina, bastante limitado, tomou ares de Olinda.

Este jornal já dissera na semana passada que o sucesso do Corso decorria do desejo das pessoas em participar, o que fazia, como fez, a grandeza da festa. Não fosse o interesse, o esforço e dedicação de gente de toda a cidade, o Corso nem seria bom, tampouco gigantesco, muito menos um recorde mundial, como se
comprovou ontem. Foi simplesmente uma festa, é verdade, e festas não costumam ser situações nas quais se pode aprender algo.

Porém, o Corso deixou lições a serem apreendidas. A mais importante delas é que o poder público pode até despender recursos para um evento de grandes proporções, mas somente deve fazê-lo se esse evento refletir o interesse de uma grande parcela da comunidade.

Outra lição a ser tirada: não se pode mais tratar o carnaval de rua desta cidade como um desfile de escolas de samba, que por muito tempo foram mantidas às expensas do poder público e, como não eram uma expressão popular, pereceram diante do oxigênio da subvenção pública, que as manteve vivas de modo artificial.

Por fim, tem-se as lições de que a festa necessita de muito mais organização. Primeiro, parece adequado definir um percurso maior para o Corso, depois é necessário que se abram espaços para quem fica no chão tenha mais conforto na participação e, finalmente, é adequado se pensar mais em segurança. Embora não se
tenha notícia de quaisquer incidentes graves, uma multidão de 50 mil pessoas deve ser olhada com cuidado pelo aparelho de segurança pública. No mais, o Corso do Zé Pereira deve ser visto para além da festa. Ele deu aos teresinenses uma coisa que faz bem a qualquer povo: orgulho de ter realizado um evento tão grandioso, alegre e plasticamente cheio de beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário