segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Faça a diferença no voluntariado


Em 2012 completam-se 11 anos desde que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Ano Internacional do Voluntariado. No período, 132 países aderiram e centenas de pessoas foram mobilizadas e se tornaram voluntárias pelo mundo inteiro. Um dos países que mais se destacaram foi o Brasil, com adesão de 20 milhões de voluntários, além de várias empresas que assumiram o papel social, como exemplo de solidariedade, estimulando a participação de maior número de pessoas.

O trabalho voluntário é uma prática que preserva a autoestima , gera o bem-estar e acima de tudo, é responsável por manter muitas ONG’s como o Lar Escola Cairbar Schutel (LECS), que busca levar crianças e jovens a melhor assistência possível, com alimentação, educação, saúde, lazer etc. Em instituições do terceiro setor, como o LECS, o auxílio de pessoas que queiram ajudar e doar o seu tempo ao próximo é fundamental. Muitas atividades, como o reforço escolar, estimulação emocional, preparo das refeições em almoços beneficentes, montagem e desmontagem dos bazares, organização de atividades de lazer etc necessitam desse apoio.

Recentemente foi realizada a Assembleia Geral e a presidente, Monain Francisca de Carvalho do Prado Nogueira, permanece no cargo junto à diretoria que também foi reeleita. Esse é apenas o primeiro passo para o ano de 2012, que será de suma importância para o aperfeiçoamento de nosso trabalho e concretização de nossos planos. A diretoria eleita em Assembleia Geral na instituição tem o objetivo de fazer com que os assistidos tenham uma família feita por laços fraternos e cresçam com educação, saúde e boa alimentação.

Há quase 50 anos, são realizados bazares e almoços beneficentes no Lar. Os eventos acontecem no decorrer do ano, como o ‘Bazar da Pechincha’ em que são vendidos roupas, sapatos e outros objetos a um custo bem acessível para famílias de baixa renda. O objetivo desse e dos outros eventos promovidos pelo LECS é
angariar fundos para atender da melhor forma possível os 60 assistidos, entre 0 e 17 anos, divididos em três unidades da instituição.

No LECS temos crianças e adolescentes em situação de risco social, que necessitam de atendimento especializado e de qualidade. O voluntariado incrementa a arrecadação de verbas e dá condições de aperfeiçoar o atendimento, proporcionando uma infância mais saudável e feliz. Entre as atividades oferecidas
aos abrigados estão: cursos profissionalizantes e de idiomas; práticas de esporte e lazer; material escolar para que as crianças e adolescentes frequentem instituições regulares de ensino; alimentação e vestuário. Além disso, contam também com assistência médica, odontológica e psicológica. Todas essas atividades são muito importantes na formação adequada durante a infância dos abrigados e essencial para o crescimento de forma saudável.

Atualmente, uma das alternativas do Lar para estabelecer contato com a população é a web. Com a modernização do site institucional, o objetivo é alcançar novos membros (voluntários ou doadores financeiros) e ajudar na aproximação com as pessoas da sociedade. No portal, há um breve histórico da entidade com suas visões, objetivos e valores, além dos projetos, ações e eventos. No ano de 2012, queremos interagir mais e alcançar mais voluntários através do site e redes sociais. Há ainda o “Tio Herói”, campanha voltada para arrecadar doações em dinheiro. Além disso, são recolhidas contribuições monetárias, todos podem realizar doações de objetos, como material escolar, roupas, alimentação, brinquedos etc.

O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de voluntariado e o LECS é apenas um sinal do que é e pode ser feito. O grande problema do trabalho voluntário no Brasil não é quantitativo, mas sim temporal. Não temos muitas campanhas de incentivo ao trabalho voluntário a médio e longo prazo. Ainda falta em nosso país um voluntariado permanente, que mantenha a prática periodicamente. Todas as nossas crianças e adolescentes precisam muito de nós, para que não se sintam excluídas das demais e criem laços
dentro de uma estrutura familiar. “Um pequeno gesto de amor pode fazer uma grande diferença”.




ABEL GLASER
ESCRITOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário