segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Sinais positivos


O Brasil segue com boas notícias em um mundo no qual a economia só tem pregado sustos e criado situações bastante embaraçosas, como o que parece ser uma intervenção do mercado na formação de um governo na Grécia, para atendimento dos interesses dos bancos. Para este ano, espera-se um crescimento econômico para além dos 2,79% no ano passado, de acordo com o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC), uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

O desemprego recua. Mês passado, chegou a 5,5% nas seis regiões metropolitanas cobertas pela pesquisa
do IBGE. O índice é superior ao de dezembro (4,7%), mas foi o mais baixo para o mês nos últimos dez anos.

Agregam-se a essas duas boas notícias o grau de confiança da indústria no crescimento da economia.

Neste mês, a Confederação Nacional da Indústria apurou que o índice de confiança do empresariado cresceu, em relação a janeiro, quando já se tinha aferido aumento. Embora o índice seja menor que de um ano atrás, esse novo ânimo parece combinar com os indicadores do BC e do IBGE, bastante positivos.

Com a atividade econômica ampliada pelo aumento do salário mínimo, é bastante provável que 2012 seja um ano de melhores resultados econômicos que 2011. Isso porque tem sido o consumo das famílias um dos responsáveis pela manutenção de uma atividade econômica acelerada no Brasil, o PIB deve se expandir a uma taxa maior que a do ano passado.

Mesmo com tantos bons sinais de crescimento  da economia, é sempre recomendável não descuidar de ações de controle dos gastos públicos, bem assim de medidas que estimulem a atividade econômica em todos os ramos, sobretudo naqueles que concorrem para gerar mais empregos e resultem em mais dinheiro ingressando na economia do país, como o setor exportador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário