segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Boa educação


Se o índice Gini (que mede concentração de renda ou a distância entre quem ganha mais e menos em uma sociedade) fosse aplicado à educação brasileira, certamente mostraria que estamos caminhando para um futuro em que não se conseguirá reduzir as desigualdades sociais.

A educação é um dos mais fortes meios de mobilidade social de um país. Mas só se consegue isso quando o ensino tem qualidade. Não é o caso brasileiro. Depois de universalizar o acesso à educação básica e ampliar o número de matrículas em escolas de ensino superior, há um desafio ainda maior a ser vencido: oferecer educação de melhor qualidade, capaz de criar uma nova sociedade, mais rica e próspera.

Educação, porém, não pode estar a serviço de ideologias tolas, que propugnam tolices como a ideia de um ‘ensino inclusivo’ ou ‘formador de cidadãos’ – como se inclusão fosse possível pela construção de convicções ideológicas. O que é preciso é ter escolas que preparem as pessoas para serem competitivas, para vencer na vida, para ganharem mais que seus pais.

Definitivamente, como tem andado, a educação pública brasileira dificilmente vai conseguir ampliar sua qualidade.

Há uma exagerada preocupação em catequizar os estudantes com dogmas ideológicos. Ninguém parece preocupado em aumentar a capacidade cognitiva do educando, ampliando a quantidade de horas-aulas para interpretação de texto, leitura e matemática. Porém, volta e meia surgem os que querem cadeiras de sociologia e filosofia para estudantes que não tiveram e certamente nunca vão ter noções de lógica.

Professores e outros educadores que pretendem fazer revoluções em suas salas de aula são seres perniciosos para o ensino – seja ele de que modalidade for. Além de propagarem ideias bobas e reconhecidamente desastrosas quando aplicadas, esses educadores ainda concorrem para colocar no mercado de trabalho profissionais ruins, cuja única grande capacidade é a de reclamar do mundo e a de não aceitar que é o mérito a base mais promissora de desenvolvimento pessoal e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário