quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ensino profissionalizante


Os números da educação em 2011 no Piauí podem causar espanto a quem os lê sem cotejá-los. Há uma redução na oferta de vagas nas modalidades do ensino básico. Houve um recuo bastante significativo no número de matrículas de Ensino Médio. O Ensino Fundamental oferecido por escolas estaduais também está em declínio.

Em uma análise de primeira vista, se poderia dizer, com efeito, que números a menor representam algo negativo.

Pode ser que sim, que estejamos diante de um problema de menos jovens interessados pelo Ensino Médio, mas há também a possibilidade de que muitos optam pelo ensino técnico – modalidade que mais cresce no Estado, em uma razão superior a duas vezes as matrículas das demais categorias de educação.

Como está havendo uma redução do número de matrículas em escolas de Ensino Médio, uma expansão praticamente vegetativa nas matrículas em cursos superiores e uma explosão de demanda por ensino técnico, parece bastante claro que o Estado vive uma situação nova: há milhares de estudantes que concluíram o Ensino Médio, não querem ou não podem ir para uma faculdade e necessitam de ensino profissionalizante em nível técnico ou tecnológico.

Se existe uma demanda por formação escolar mais voltada ao mercado de trabalho – algo que as escolas de ensino formal médio não oferecem – então é adequado se dizer que, mesmo tendo havido ampliação de escolas técnicas, o Estado necessita avançar mais. Esse avanço, porém, não pode ser meramente físico: é essencial que as autoridades educacionais compreendam o que querem os jovens. E isso se faz simplesmente perguntando a eles que tipo de instrução profissionalizante eles precisam receber mais urgentemente.

Sabe-se que existem possibilidades de emprego dentro e fora do Estado e que considerável parcela de jovens pode, sim, optar por deixar o Piauí se estiverem melhor preparados para competir. Assim é que não deve nem pode causar espécie de ofertar ensino não apenas para atender aos interesses locais, mas para acolher as aspirações dos jovens que concluem o Ensino Médio, não seguem estudando e querem mesmo é um emprego – algo que somente cursos técnicos podem lhe dar mais rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário