quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

32 anos: o PT não é mais o mesmo


Alguns petistas constatam este fato em tom de lamentação. Outras pessoas fazem esta afirmação em tom de denúncia. De minha parte, tendo vivido estes anos todos como petista, constato com alegria que o partido mudou. A alegria não resulta de uma visão idealista segundo a qual o PT seria hoje um partido sem contradições e problemas.

Na verdade, penso que o PT sempre teve seus problemas. A alegria resulta da convicção de que o PT foi capaz de ajudar o Brasil a mudar para melhor e se deixou influenciar pela sociedade brasileira na mesma medida, reduzindo assim o seu doutrinarismo autoritário e passando valorizar a democracia como valor estratégico e não apenas tático.

A legitimação do partido, que já dependeu demasiadamente de seu atrelamento a pautas de reivindicação de segmentos organizados, muitas vezes de caráter corporativista, hoje se liga mais à capacidade que o partido tem demonstrado de melhorar a vida de todas as pessoas por meio de sua ação institucional no parlamento e no executivo.

Com o PT forte no parlamento e no governo, o Brasil vive uma era de resgate da dignidade do seu povo. É um país que enfrenta seus problemas, se faz respeitar no cenário mundial e consegue melhorar a vida por meio de políticas econômicas bem geridas e de políticas sociais que reconstroem os serviços públicos e melhoram a distribuição de renda.

Há problemas sim no PT. Dentre eles eu destaco o excessivo peso das tendências internas no dia a dia do partido, determinando muitas vezes certo esvaziamento das instâncias partidárias.

Este é um problema que teremos que enfrentar nos próximos meses, colocando as tendências em seu devido espaço e fortalecendo as instâncias (executiva, diretório, encontro, congresso), que devem ter efetivo poder de decisão e funcionamento regular de acordo com o estatuto do PT. Mas sou um otimista militante.

Tanto o Brasil vai continuar mudando para melhor, como o PT será capaz de domar suas contradições e, assim, seguirá mudando com o Brasil.



MERLONG SOLANO
SECRETÁRIO DAS CIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário