quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Exemplo democrático


O Partido dos Trabalhadores está promovendo um debate interno, mas aberto ao público, sobre se terá ou não candidato a prefeito de Teresina. Trata-se de uma atitude bastante saudável em um sistema político muito acostumado aos acordos de bastidores e no qual o PT sempre foi um diferencial – embora atualmente não mais o seja, já que lá, como em outras agremiações partidárias, tem prevalecido o desejo das cúpulas.

Enquanto em Teresina o PT discute e vai bater chapa em torno de teses diferentes sobre a participação no pleito, em São Paulo, ignorando o protagonismo e a liderança da senadora Marta Suplicy, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez prevalecer sua vontade, emplacando o nome de seu ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, como candidato a prefeito.

O que ocorre em São Paulo, no entanto, pode não somente ser um espelho, mas também uma regra em que dirigentes e caciques do partido se fazem impor. Há claros sinais de que isso possa ocorrer. Dois líderes da tendência majoritária no PT, Wellington Dias e Merlong Solano, têm dado sinais de que o poder das tendências internas não pode se sobrepor às instâncias partidárias – diretórios, executivas e convenções.

Solano, deputado estadual, fez chegar via redes sociais, sua posição de que as tendências internas ofuscam e sufocam as instâncias partidárias. Ora, essa observação se dá justamente quando aparentemente existe a prevalência de forças internas pró-aliança com o prefeito Elmano Férrer (PTB), candidato à reeleição.

O que parece justo, portanto, é que um rito democrático cada vez mais incomum no sistema partidário brasileiro seja respeitado. Muito embora esta seja uma questão bastante interna do Partido dos Trabalhadores, pontualmente situada no diretório municipal de Teresina, ela pode conter em si uma excelente lição de democracia.

É sempre alvissareiro que as escolhas sejam feitas da maneira mais democrática possível, porque isso estimula a que as pessoas acreditem mais em um sistema no qual todos podem ter alguma chance, por menor que seja. Frustrar, porém, essas expectativas, causa dano grande e difícil de recuperar no edifício democrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário