sábado, 25 de fevereiro de 2012

Turismo e cidades


É muito frequente que prefeitos de cidades com potencial turístico no Piauí – elas não somam mais que 25 – reclamem da falta de apoio, de infraestrutura, de divulgação etc. A maioria das prefeituras, no entanto, sequer cuida do básico. Planos diretores, essenciais para a captação de recursos necessários a investimentos em obras de esgoto, pavimentação, limpeza e tratamento de resíduos sólidos, ordenamento de tráfego.

É triste constatar que as prefeituras de cidades com potencial turístico não percebem essa atividade se não como um meio de atrair recursos públicos federais. Pior ainda é perceber que mesmo sabendo das possibilidades que o turismo se apresenta como fonte de renda, emprego e captação de recursos tributários, muitos gestores ainda enxergam essa atividade econômica como festa.

Tomemos o caso das cidades litorâneas do Piauí. À exceção de Parnaíba, que tem uma economia maior, nas demais a pouca ou inexistente organização administrativa é uma marca recorrente. Nem mesmo a limpeza urbana, que é trabalho de todo dia, segue em uma rotina e como resultado tem-se sempre a possibilidade de o turista ter um encontro nada edificante com a sujeira.

O caso do litoral se espalha pelas cidades com potencial turístico ecoarqueológico. O descuido permanente com lixo, a falta de saneamento e a ausência de planejamento são empecilhos muito grandes para o desenvolvimento de uma atividade turística que empregue mais pessoas e seja efetivamente capaz de alterar a economia dessas cidades.

É claro que os prefeitos estão com razão quando cobram ações mais efetivas do Estado e do governo federal com o fito de apoiá-los. Porém, é difícil entender como gestores públicos querem apoio se a maioria não faz por onde, não se organiza para receber recursos, tampouco age para que suas cidades valorizem produtos que as tornam únicas – caso de praias ao lado de um santuário ecológico, o Delta do Parnaíba, ou da beleza indescritível dos parques arqueológicos e naturais do Sudeste do Piauí

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?

    Adorei o site! Gostaria de entrar em contato para lhe fazer uma proposta interessante para o site.
    Por favor, aguardo seu retorno.

    veronica.fassoni@gmail.com
    Grata, Verônica

    ResponderExcluir