domingo, 27 de maio de 2012

Exercícios físicos


Prefeituras como a de Teresina, mas também de cidades do interior do Piauí, têm tido um cuidado simples, barato e eficiente para com a saúde das pessoas: criado espaços para a prática de exercícios ao ar livre, sejam caminhadas, sejam séries de musculação em equipamentos próprios. Essas são medidas dignas de aplausos.

O sedentarismo ainda é um dos mais fortes inimigos da saúde pública brasileira, pois concorre para as doenças cardiovasculares, que são as que mais matam pessoas no país. Como muita gente pode legítima e justificadamente alegar a ausência de equipamentos urbanos para a prática de exercícios, a ação das prefeituras em criálos é uma medida alvissareira e que precisa ser estimulada.

Estas medidas podem parecer uma coisa muito simples, mas se trata de uma ação de saúde muito importante a criação de espaços e equipamentos de uso público para os exercícios físicos ao ar livre. Eles ajudam a reduzir doenças crônicas, sobretudo em pessoas de mais idade, seja em Teresina, seja em qualquer outra cidade.

Todos sabem o quanto as atividades físicas são importantes para a saúde física e mental das pessoas. Mas nem todos os gestores públicos conseguem entender que deve construir e preservar os equipamentos para exercícios físicos e práticas esportivas. Tanto é assim que em boa parte das cidades do interior do Piauí as caminhadas são feitas ao longo das rodovias, com riscos de acidentes aos praticantes.

Parece adequado que os prefeitos comecem a ver esse tipo de investimento com mais cuidado. Isso porque existe uma procura crescente pelas práticas esportivas e caminhadas; esse é um investimento barato com uma mais que positiva relação custo/benefício, sobretudo em relação à melhoria da qualidade de vida e à redução de gastos com saúde.

Para além dessas medidas, que podem ser feitas agora ou assumidas como metas de campanha para o mandato de quatro anos que começa em janeiro de 2013, os prefeitos também deveriam começar a se preocupar em contratar educadores fí- sicos para atuar em suas comunidades. Equipamentos urbanos para exercícios físicos aliados a ajuda profissional qualificada certamente representam um enorme salto na qualidade de vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário