sexta-feira, 27 de abril de 2012

O polo gastronômico de Teresina


Teresina, a capital do Piauí, nos últimos anos sofreu uma grande ascensão no setor do turismo gastronômico. O surgimento de diversas franquias, bares, restaurantes, churrascaria, pizzarias e fast-foods, permitiu uma infinidade de iguarias e prazeres alimentícios, tornando-se uma das principais opções de lazer dos teresinenses e turistas.

Hoje em nossa cidade mesopotâmica encontramos os mais variados tipos de comida como, por exemplo, as de cunho regional, marítimo e internacional. Até as mais exóticas têm caído no gosto do teresinense. A carne de avestruz, consumida em algumas churrascarias da zona Leste, tem encontrado muitos adeptos.

A zona Leste de Teresina tem se transformado nos últimos anos no novo polo gastronômico da cidade, com empreendimentos dos mais variados estilos arquitetônicos, desde os sofisticados restaurantes com estilos clássicos, regionais, ecológicos e urbanos, até os mais ousados, que buscam a sustentabilidade utilizando material reciclável na ornamentação e temática do ambiente. Tudo isso mesclado e aliado com a contemporaneidade da cidade.

Contudo, a inexistência detalhada de informação permite a desinformação do turista como a classificação (selfservice, fast-food, buffets, pizzarias, temáticos, churrascaria, rodízio, bares etc.), gastronomia (regional, internacional), os horários de funcionamento, a localização, a capacidade de público, as formas de pagamento, contatos, opções extraculinárias (música ao vivo, espaço para crianças, cybersalas, etc.)
dos estabelecimentos e até como chegar ao destino.

É necessário, portanto, que os órgãos responsáveis pelo turismo do município e também do Estado se planejem para disponibilizar este tipo de informação, não somente via internet, telefone ou posto de informe turístico, mas também por meio da distribuição de folhetos, folders e guias de bolso sobre o polo gastronômico da cidade.



ANDRÉ ZEIDAM
TURISMÓLOGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário