quarta-feira, 4 de abril de 2012

Um olhar do céu


A Ficha Catalográfica (técnica de organização de catálogo. Relacionamento sumário, metódico e geralmente alfabético de palavras ou coisas) pertencente ao piauiense Robert Silva de Meneses, é a mais grata referência sobre o caderno de fotografias que ele mesmo preparou a fim de dar crédito internacional ao Delta do Parnaíba e às belas praias que enfeitam o litoral piauiense. A tarefa tomou o nome de “Um olhar do céu”. Significativo - por sinal - porque demonstra como é rica e paradisíaca a nossa região litorânea.
Mais bela do que nunca, pois vista do alto dá a nítida impressão de que Deus abriu os braços com intuito de agasalhar a notável produção do incansável Robert Silva de Meneses.

Na verdade, o fotógrafo e pesquisador procurou o destaque primoroso, assegurando a veracidade de cada fotografia pela ligação linguística: português-inglês. Facilidade para leitura dos textos entre leitores e colecionadores.

Intermediando conhecimentos gerais sobre as paisagens naturais existentes no litoral piauiense.

Como nada é inventado, é só procurar a Ficha Catalográfica do extraordinário pesquisador piauiense e, em boa hora, dicionário à vista, fazer uma leitura tranquila. E, por fim, se deliciar com o vistoso panorama que tanto tem atraído turistas: Delta do rio Parnaíba com as suas atrações a favor do turismo internacional; Praia do Coqueiro; Baía das Canárias; Pontal das Melancias; Parque Eólico (relacionado com o vento); os Carnaubais; Porto dos Tatus; Pedra do Sal na Ilha Grande de Santa Isabel; Formação de dunas e lagoas; Elevação (o que é disposto em subida) que durante as constantes cheias transforma-se em ilhas e é aproveitada para a agricultura de subsistência no período da seca); Lagoa Ressequida pela evaporação onde a vegetação morre na estação da seca, mas as sementes brotam após as primeiras chuvas; Manguezal; Baía de Tutoia, no Maranhão, mas pertencendo ao Delta; Portal da Caiçara na Ilha das Canárias...

Ademais, pela vista panorâmica da cidade de Luís Correia, se apresentam as Praias de Atalaia; Peito de Moça; do Coqueiro; de Miramar; os Lençóis Piauienses, tendo ao fundo dessa desinência geográfica a Ilha
Grande de Santa Isabel; a Praia do Assombrado; a Baía de Igaraçu e o Porto; o Riacho Arrombado do Serafim; o Portal do Chico da Isaura; o Arquipélago do rio Cumurupim entre a Praia de Macapá e a cidade.

E na continuação das formidáveis paisagens, fito de entusiasmar os turistas desejosos de se encantarem com o encantamento do litoral piauiense, destacamos a cidade de Parnaíba contemplada do céu; a Lagoa do Portinho e suas dunas (montes de areia movediça formados pela ação do vento); a Ilha Grande de Santa Izabel apresentando ao fundo os Lençóis Piauienses; o Porto dos Tatus; a Praia da Pedra do Sal; o Morro Branco e Dunas que servem de atracadouro para os barcos turísticos; e na cidade de Cajueiro da Praia, eis
que aparece a Praia da Barra Grande.

Por último, não esqueçamos o inédito que é encontrado nas Praias da Carnaubinha e de Itaqui: tranquilidade para repouso dos turistas.

Tudo inacreditável porque nos leva ao telúrico momento da explicação precisa feita pela escritora norte-americana Emily Elizabeth Dickinson (Amherst, Massachusetts, 1830-1886), pretensão nossa para elogiarmos o incrível trabalho do piauiense Robert Silva de Meneses: “Definição para a beleza é que não há definição”.




CARLOS SAID
JORNALISTA E PROFESSOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário