sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A defesa agropecuária do Piauí


O desenvolvimento do setor agropecuário do país passa pela consolidação das ações de defesa agropecuária. Tal consolidação não se dará apenas pela execução unilateral estatal, e sim, pelo compartilhamento de responsabilidades que é o principal fator na obtenção de resultados satisfatórios no tocante a defesa agropecuária, haja vista o potencial e a diversificação do agronegócio brasileiro, associado a excelência da estrutura da pesquisa nacional com olhar no desenvolvimento de tecnologias para o setor com o total apoio de todo sistema agroprodutivo.

A defesa agropecuária se apresenta como questão de soberania nacional e possui responsabilidade direta no desenvolvimento socioeconômico da população. Qualquer forma de investimento no setor agropecuário passa pela estruturação e execução da política de defesa agropecuária.

Os investidores buscam locais onde estas políticas são executadas a contento, não só no tocante a vacinação de animais, e sim, na consolidação de bases cadastrais, vigilância epidemiológica e atenção veterinária, sendo que o sistema deverá ser efetivamente sensível e específico na área animal, e que na área vegetal a segurança quanto a proteção das lavouras seja diretamente proporcional a sua produtividade.

O Piauí possui aptidão para agropecuária e tem que ser observada a pujança do setor e as transformações no mercado que já sinalizam sobre nossa responsabilidade. As estimativas é que até 2015 haverá um aumento de quase 1 bilhão de habitantes no planeta.

Com isso a oferta de alimento tem que crescer na mesma proporção e temos cada vez mais que observar as
nossas potencialidades agregadas a geografia do campo, inserção de políticas de infraestrutura que busquem obtenção de resultados rápidos, associado a uma consolidação da política de defesa agropecuária, com incremento de tecnologias que possam assegurar esse crescimento com o olhar no desenvolvimento.

O Governo do Estado do Piauí já vislumbra este horizonte e investe em suas potencialidades para atrair investidores e tem no setor produtivo o portfólio ideal para atrai-los, com foco nos aspectos essenciais que norteiam o aumento da produtividade com agregação de valor que são: infraestrutura, fomento, defesa
agropecuária, extensão rural, assistência técnica e pesquisa, com a participação efetiva do setor privado.



RAIMUNDO JOSÉ MENDES SILVA
MÉDICO VETERINÁRIO DIRETOR TÉCNICO DA ADAPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário