quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fugas e providências


A descoberta de um túnel escavado a partir de uma residência nas proximidades da Casa de Custódia de Teresina e cujo objetivo era resgatar presos da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital demonstra três situações a serem enfrentadas: 1) é preciso que os aparatos de segurança dialoguem mais entre si; 2) a polícia precisa dispor de meios para atuar com a mesma eficiência com que agem os bandidos; 3) é preciso pensar seriamente em remover as populações do entorno de estabelecimentos penais no Piauí.

A Polícia agiu com eficiência no monitoramento e desmonte do plano. Contudo, seria bem mais eficaz a ação policial se o diálogo entre as instituições policiais de todos os Estados fosse maior, de modo a que se pudesse monitorar mais facilmente a movimentação dos bandidos. Eles, os bandidos, agem mais rapidamente e com eficiência porque não estão amarrados à lei. Ora, deve a polícia agir dentro da lei, mas precisa estar mais aberta a ações interligadas que a façam mais eficiente.

Onde a polícia reuniu as informações e compartilhou banco de dados, além de manter um contato permanente entre as instituições, houve claramente uma maior taxa de sucesso no combate ao crime. É o caso dos Estados de São Paulo e Pernambuco, onde os índices de criminalidade – ainda que elevados – seguem numa tendência de baixa.

A integração das polícias, bem como o compartilhamento de informações, são meios para enfretamento eficaz do crime organizado, cujo aparato, logística e ousadia são cada vez maiores. Somente com inteligência, os aparatos de segurança pública do Estado podem enfrentar os criminosos.

Por fim, do ponto de vista de segurança dos presídios e dos moradores do entorno deles, é fundamental que o governo estadual e prefeituras de cidades onde haja estabelecimentos penais cercados de casas, tracem um plano de remoção. É bom para as famílias, que se livram do estresse de viver perto de uma prisão, e bom para a segurança dos estabelecimentos, que não terão casas das quais podem partir planos de fuga superelaborados como o que incluiu a escavação de um túnel em Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário