terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pai, não se meta


A frase que nomeia o artigo de hoje creio que muitos pais e mães já escutaram de muitos filhos. Posso até estar enganado. Mas juro a vocês que se eu escutasse um frase como essa eu diria a ele exatamente o que segue abaixo, sem tirar nem botar:   “Filho, um momento, não fui eu quem se meteu na sua vida, foi você quem se meteu na minha. Há muito tempo, por amor, você chegou na minha vida e na da sua mãe, ocupando todo nosso tempo. Sua mãe sofreu nove meses de repouso para não te perder e eu me dividi entre a casa e o trabalho para poder ajudá-la. Aumentamos nossos gastos com pediatra, ginecologista, remédios e com
seu guarda roupa. Tudo que sua mãe via queria comprar pra você.
 
Depois do teu nascimento, ainda tivemos que gastar com lembrancinhas e festas para receber tuas visitas em casa e na maternidade.

Daí pra frente não tivemos mais um minuto de sossego, uma noite de sono tranquilo. Muitas vezes horávamos junto contigo por não saber o que sentias e o que estavas querendo nos dizer com teu chorinho. Com os teus primeiros passos foi-se embora de vez a nossa tranquilidade. Nada de sentar pra ver um jogo na TV, ler um jornal até o fim, e nada de ver um filme inteiro. Nós tínhamos que te seguir, cuidando para que não se machucasse.

A vida foi passando e de repente crescestes e mudastes da água para o vinho. Não aceitavas mais um conselho, uma conversa, nem querias seguir uma regra da nossa casa. Por tudo se voltava contra nós, como se fossemos ilustres desconhecidos. Passastes a praticar conosco um silêncio descomunal e com isso, hoje,
eu e sua mãe sabemos quase nada de você. Diz sempre que só sabemos reclamar, que tudo que fazemos está errado, é mal feito ou é razão para rir de nós. Saiba filho, que eu e sua mãe só dormimos quando
vemos que você chegou, passando direto para o seu quarto, se conectando nos sites de relacionamentos, para depois dormir. Só assim sabemos que você está em casa.
  
Quase não nos fala nada, não nos conta mais tuas coisas e teus problemas. Só me procuras quando tens que pagar algo ou precisa de dinheiro, para a universidade ou para se divertir. E o pior ainda é que eu só te procuro quando tenho que ser severo e chamar a tua atenção.
  
Mas saiba filho que eu não me meti na sua vida, foi você que se meteu na minha. Mas te asseguro que nunca me arrependi de você ter se metido nela e a transformado para sempre. Assim como você se meteu na minha vida vou me meter sempre na sua para fazer de ti um homem de bem. Saibam senhores: que só os pais que sabem meter-se na vida dos filhos conseguem fazer deles homens e mulheres de bem que triunfam na vida. Quero dar aqui os meus parabéns aos pais que se meteram na vida dos seus filhos e também deixaram que os seus filhos se metessem nas suas vidas também”.

Filhos,valorizem seus pais. Não são perfeitos, mas amam vocês e só querem o seu bem. Saibam filhos, a vida dá muitas voltas e, em menos tempo do que imaginam, alguém poderá dizer-lhes: Não se meta na minha vida. Saibam que a paternidade não é um capricho ou um acidente, é um dom de Deus que nasce do amor. Se você não se meter, corre o risco de perder.


LÁZARO DO PIAUÍ
ESCRITOR  

Nenhum comentário:

Postar um comentário