terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Energia ruim


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu que em 2011 o conjunto de consumidores de energia de Teresina pode ficar até 11 horas sem fornecimento. Em Corrente, no Extremo Sul do Piauí, o tempo equivalente da interrupção no fornecimento vai a 57 horas; em Bom Jesus, 44 horas e em Uruçuí, 48 horas. Na zona rural de Teresina, 47 horas.

Essa quantidade de horas sem energia inclui desde os desligamentos programados para manutenção até o não fornecimento em razão de problemas técnicos e eventos meteorológicos.

Na média, o consumidor piauiense vai ficar em 2011 pelo menos um dia e meio no escuro, mas isso não pode ser considerado para efeito de medição da qualidade da energia fornecida, porquanto é o indicador acatado pela Aneel, que se moveu com lentidão para determinar que a Eletrobras trabalhe para reduzir mais rapidamente o número de horas que a concessionária pode deixar seus clientes sem energia.

No próximo ano, a duração equivalente da interrupção (DEC) para todos os conjuntos de consumidores do Piauí será de 30 horas. Para este ano, esse indicador é de 31 horas. Somente em 2013 é que se terá um avanço um pouco mais acelerado da redução desse indicador oficial de qualidade – que mais parece ser
uma chancela oficial da possibilidade de a concessionária fornecer um serviço ruim.

Para dezembro de 2013, a duração média das interrupções de energia em Teresina deve chegar a 9,5 horas na zona urbana e 41 horas na zona rural. Em Corrente, cidade que lidera a estatística nada confortável de primeiro lugar no apagão autorizado, comportará no ano de 2013 uma interrupção no fornecimento de energia de 46 horas. Em Bom Jesus, 40 horas e em Uruçuí, 43 horas.

Os dados da Aneel não deixam dúvidas de que a Eletrobras precisará fazer mais investimentos em subestações e novas linhas de transmissão. Sem isso, o Piauí seguirá com uma energia que não é suficiente para atender minimamente as demandas estabelecidas, ainda que sobre o território piauiense passem grandes linhas de transmissão elétrica, que mais servem
para atender Estados como Ceará e Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário