domingo, 29 de janeiro de 2012

Bola de cristal


Melhor prevenir que remediar. Quem chega à beira do riacho primeiro bebe a água mais limpa. Não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje. Todas essas frases, eu não tenho a menor dúvida que, um dia você já pronunciou, já ouviu alguém falando, só que quase sempre não damos o devido valor ao conteúdo sábio dos provérbios oriundos do povo. Pois bom. É sobre um desses ditos que eu quero escrever aqui hoje nesse meu espaço dominical que, de vez em quando, você compartilha comigo.

Não deixe pra depois o que você pode fazer hoje. Foi esse danadinho aí que minha esposa, Misterly Rabelo Silva, como uma bola de cristal, me fez seguir e que, com certeza evitou uma tragédia, prolongando minha permanência ainda entre nós. O homem, com algumas exceções, é um sujeito relaxado com a própria saúde.
Né, não? Eu, por exemplo, sempre fui, antes de casar com minha atual mulher, o retrato da irresponsabilidade no que diz respeito a minha saúde. Sempre achei que doença era coisa que só acontecia
com os outros. Por exemplo, nunca ia adoecer a ponto de ter que operar. Nunca ia ter pressão alta, que médico nenhum iria fazer em mim um toque, ali.... onde as costas muda de nome, e etc, etc e etc., Mas ainda bem que minha esposa joga no bendito time chamado de Hipocondríaco Futebol Clube e me arrastou, com
muita dificuldade, paciência e insistência para a realização dos exames certos, na hora certa. Meu amigo, pense numa santa ignorância essa minha, relutei quase um ano para realizar os tais exames.

E é aqui nesse ponto que entra a minha segunda bola de cristal, Dr Nilo Francisco, médico super competente que, mesmo sem eu apresentar sintoma nenhum, teve a sabedoria de solicitar um exame chamado de Cintilografia de Perfusão Miocárdica, que acusou a existência de uma artéria com 70% de obstrução. Por precaução do médico e insistência da minha patroa marcamos um cateterismo no hospital do Dr. Itamar Abreu Costa, o que nos levou à realização de uma Angioplastia, com o objetivo de evitar um infarto que poderia acontecer em poucos meses ou quem sabe até em alguns dias. Eu sei bem que esse conversa toda deve ser pra vocês, queridos leitores, um tremendo pé no saco, uma grande bobagem. Mas não tem nada não. Não sou muito de andar fazendo exposição da minha vida particular, mas nesse caso, podem me chamar do que acharem conveniente, que não vou me importar, porque a causa é nobre, tenho certeza. Meu desejo é só alertar aos que passarem os olhos nesse modesto artigo sobre a necessidade extrema de não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje, agora.

Tomara que você não seja daqueles que não escuta ninguém e nem seja como eu, que fugia de médicos e exames como a entidade do Mal foge da cruz. E se a carapuça lhe servir, corra, e se descobrir algo, troque o pneu do seu carro antes que estoure. E pra finalizar, lembrei-me agora o que disseram o Dr. Carlaile e o Dr Tenyson, quando finalizaram o procedimento cirúrgico: “Tudo correu bem, o procedimento foi um sucesso. Agradeça a Deus e as pessoas que, como uma bola de cristal, iluminaram o seu caminho para que você chegasse até nós a tempo”. Graças a Deus.




LÁZARO DO PIAUÍ
ESCRITOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário