segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Doces lições


Há muita gente que imagina desenvolvimento econômico como a presença de grandes obras, de gigantescos investimentos, de um processo de industrialização acelerado ou da expansão do agronegócio baseado na produção de commodities agrícolas fortemente assentadas na monocultura. Trata-se de um erro.


Embora investimentos em grandes plantas industriais ou no agronegócio não possam ser demonizados, é preciso ver desenvolvimento econômico também e, sobretudo, pela ótica das pequenas empresas e de arranjos produtivos locais que têm maciço uso de mão de obra, o que faz com que surja uma massa de ganhos salariais ou via geração de renda que multiplica os meios financeiros em circulação em um município, região ou Estado.


No Piauí experimentam-se situações bastante positivas quanto a isso. A apicultura possivelmente seja a joia da coroa desta nova e boa realidade: feita por pequenos produtores espalhados por todo o Estado – mas, principalmente, no semiárido – essa atividade econômica demonstra vigor e capacidade de fazer-se melhor, mais rentável, uma boa distribuidora de renda.

As lições da apicultura devemos todos tomar. Além de concorrer para aumentar a renda, a qualidade de vida e incentivar negócios no seu entorno, a criação de abelhas para produção de mel, geleia real e outros derivados tem concorrido para livrar as regiões produtoras do uso maciço e inadequado de insumos agropecuários químicos, como os agrotóxicos.


Na região de Picos, onde a apicultura no Piauí deu seus primeiros passos, a união desta atividade com o cultivo de caju também mostra a viabilidade de se juntarem outros segmentos produtivos. Sinaliza para um bom caminho, que é o de fazer com que os arranjos produtivos locais dialoguem entre si e se fortaleçam.

Certamente, haverá muito mais desenvolvimento econômico quanto mais se incentivar, apoiar e estimular iniciativas empresariais pequenas, organizadas, com bom foco no mercado, voltadas para produzir mais e melhor. Mais pessoas vão produzir e ganhar, mais negócios vão surgir no entorno desses segmentos e o que parece pequeno olhado isoladamente se mostrará grande no conjunto de uma economia diversificada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário