quarta-feira, 25 de abril de 2012

Em favor da sociedade e do advogado


A seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil completa 80 anos de história marcada por lutas
em favor da valorização profissional e da cidadania. Mercê da contribuição de seus diversos dirigentes, bem assim da abnegada dedicação de toda a classe, a OAB do Piauí alcançou um grau de respeitabilidade notado não apenas na sociedade piauiense como também no cenário nacional.

As duas missões da entidade, quais sejam a defesa do exercício da advocacia, de índole corporativa, e a
pregação em favor do Estado Democrático de Direito, com a prevalência dos valores constitucionais, vêm sendo a tônica de atuação da Ordem ao longo de sua história. A representatividade do Piauí no sistema nacional da Ordem decorre,fundamentalmente, dessa tradição exitosa, bem assim da qualidade dos profissionais que exercitam o sagrado direito de defender os interesses e direitos do cidadão.

Sintomático que essa relevante data ocorra durante a pujante gestão liderada pelo presidente Sigifroi Moreno, autêntico dirigente da entidade, comprometido com uma entidade que cumpra seu desiderato de modo independente e eficaz, contando com a firme colaboração de todos os conselheiros seccionais e federais, destacadamente do advogado Wiliam Guimarães. E, no plano nacional, dirigida por Ophir Cavalcante Junior, novel piauiense, alcança inúmeras vitórias, como a lei da ficha limpa e a manutenção dos poderes do Conselho Nacional de Justiça.

Por certo, o distanciamento da OAB de paixões partidárias e a sua não submissão aos donos do poder estatal constituem fatores importantes para a construção de seu sólido conceito ao longo de anos. A história da OAB é a vitória do desempenho de todos os inscritos à entidade, valorosos advogados que, na labuta do dia a dia, protegem o cidadão, evitam a injustiça e pugnam pela preservação dos direitos.

O advogado, independente do tempo de profissão ou de sua posição social, contribui, de forma indelével para o aperfeiçoamento das instituições democráticas e republicanas. Ao pugnar pela justiça em favor de seu cliente, exerce o múnus público de postular pela manutenção da ordem jurídica. Valorizar o advogado é proteger o cidadão.

As duas missões da OAB, quais sejam defender o Estado de Direito e propugnar pelas prerrogativas dos advogados, não se excluem, mas se completam. Ao defender o profissional da advocacia, protege-se o devido processo legal e a ordem constitucional.

Como diria Raymundo Faoro, não há liberdade nem justiça sem advogado, não há advogado sem justiça nem liberdade. O advogado independente, eis a garantia de justiça. A OAB independente de governos e de partidos políticos, eis a garantia da sociedade livre da opressão dos donos do poder.




MARCUS V.FURTADO COÊLHO
SECRETÁRIO-GERAL DA OAB NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário