quarta-feira, 25 de abril de 2012

OAB, uma instituição perene


Quando 80 anos atrás um grupo de advogados do Piauí fundou a secional da OAB apenas 16 meses após a criação da OAB nacional, o ato inaugurava uma instituição perene. Ao contrário das pessoas, cuja perenidade se registra apenas nas nossas memórias, posto que estão sujeitas à morte física, a Ordem é uma instituição perene, que se fortalece na ação dos advogados e no trabalho que tantos fizeram para solidificá-la.

Os que criaram a OAB, entre os quais meu avô, João Osório Porfírio da Mota, foram apenas 15 abnegados profissionais do Direito. Pode-se dizer agora, contemplando oito décadas de história, que eles lançaram as bases de uma instituição essencial não apenas à vida dos operadores do Direito, mas a toda a sociedade brasileira.

Os homens que criaram a OAB-PI e tantos quanto os sucederam no mister de construir a instituição pensaram no futuro, desempenharam o papel de tirar a OAB do papel. Fizeram da instituição um espaço respeitado e crescente para o exercício da ética, da cidadania, da intransigente defesa da democracia como
valor universal.

Tendo a OAB nascido sob o signo da defesa da democracia em um tempo em que esse era um valor tanto ignorado quanto desrespeitado, sua marcha pelos próximos anos e décadas precisa estar assentada na valorização do ser humano, na intransigente defesa dos direitos coletivos e no abraçar das tendências inovadoras no Direito.

O papel social e institucional da Ordem e da advocacia, com efeito, é o de estar sempre um passo adiante na defesa do Direito – não de uma causa somente, mas do Direito enquanto valor universal, que assegura a todos a possibilidade de questionar o que se considera errado ou de propugnar mudanças julgadas necessárias para a evolução da sociedade.

Os que se moveram 80 anos atrás para fundar a secional piauiense da OAB certamente estavam imbuídos do propósito verdadeiro e magnânimo de fazer muito mais que uma entidade de classe. Criaram uma instituição que permanentemente tem lutado junto com a sociedade por mais justa e mais livre. Como justiça e liberdade nunca são em demasia, para as próximas décadas o mister da OAB-PI muito certamente será o de jamais esmorecer na faina por um mundo melhor.




ÁLVARO MOTA
ADVOGADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário