sexta-feira, 20 de abril de 2012

Luzes da limpeza


A CPI do Cachoeira ou da Delta, ou seja do que for, foi criada ontem. É alvissareiro que tenha sido, embora nem sempre os resultados desses esforços do Congresso Nacional sejam positivos. Mas somente o fato de ter havido disposição para se investigar desvios e malfeitorias praticadas no âmbito do poder público já é bom, face ao fato de que há tempos estavam sufocadas pelo rolo compressor em que se converteu a maioria governista na Câmara e no Senado.

O rumo das investigações de mais esse mega escândalo brasileiro não pode ser determinado, porque, conforme se diz em Brasília, sabe-se onde começa, mas não onde termina uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Porém, já é possível apontar que o governo entra em desvantagem nessa peleja, porque o que começou como um esforço investigativo contra opositores se mostra potencialmente danoso para a atual gestão do país.

O volume de recursos que a Construtora Delta tem de haveres em obras do Plano de Aceleração do Crescimento amplia as luzes de suspeita sobre o governo. Mesmo que os organismos de controle não encontrem problemas, haverá perdas por atrasos em obras e se encontrarem, tanto pior será, porque será necessário, no mínimo, cancelar ou repactuar contratos. Logo, obras poderão sofrer algum atraso.

As perdas, então, começam já a ser contabilizadas e projetadas. Difícil estabelecer a extensão dos prejuízos financeiros e políticos, porém, é fácil mensurar ganhos imediatos: toda vez que se lançam luzes sobre irregularidades, por menos que se punam os responsáveis, sempre haverá mais responsabilidade do gestor com o recurso público e mais ética do empresariado na concorrência.

Temos, então, que ter em vista que a CPI do Cachoeira, ou da Delta, ou seja lá do que for, presta desde logo, relevante serviço à sociedade brasileira, porque abre um enorme raio de sol sobre a sujeira. Afinal, como sugere frase atribuída a Hugo Black, juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, contra a corrupção o melhor remédio é a luz solar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário