quarta-feira, 11 de abril de 2012

Acessos dificultados


A volta do feriado da Páscoa para os teresinenses que foram às cidades ao Norte da capital piauiense se transformou em uma prova de paciência. Os 40 quilômetros que separam Teresina de Altos foram tomados no domingo, 9 de abril, por lentidão. O percurso que normalmente se pode fazer em até 20 minutos, foi realizado em duas horas na volta do feriado prolongado.

O evento de trânsito lento não se encerra em si, porque a tendência é que se torne cada vez mais rotineira a dificuldade de se sair e de se chegar à capital do Piauí, seja pela BR 343, seja pela 316, esta última com o agravante de cortar uma área habitada por pelo menos 150 mil pessoas nos populosos bairros da zona Sul da cidade.

Estando as duas estradas federais que cortam a cidade em boa parte no perímetro urbano, com cerca de 30 quilômetros de vias, por ela trafegam todos os dias dezenas de milhares de pessoas. Trata-se de um fluxo que se intensifica cada vez mais, o que requer soluções de engenharia de elevado custo. Como as condições financeiras para esses investimentos são mínimas no âmbito da gestão municipal, resta esperar que se façam inversões com recursos federais e contrapartidas estaduais e municipais.

Uma das soluções para as dificuldades atuais de acesso em Teresina está na construção do rodoanel de Teresina, uma obra até aqui orçada em R$ 80 milhões – mas que seguramente precisará de ajustes a maior. Mas só isso não resolve o problema, que requer duplicação da BR 343, assim como a retirada de parte do fluxo de caminhões que hoje vem do Maranhão via Timon pela BR 316.

A duplicação da BR 343 até Altos, bem assim obra similar até Demerval Lobão também são obras necessárias para melhoria da acessibilidade na cidade, bem assim para dar mais fluidez ao hoje difícil tráfego de veículos nas zonas Sul, Sudeste e Leste da cidade.

São intervenções cujos projetos básicos existem e estão hoje no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – Dnit. O esforço, então, deixa de ser apenas técnico para ser mais político de busca de recursos que assegurem a realização das obras.

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