segunda-feira, 24 de outubro de 2011

“Herrá é umano”

Já disse a vocês meus queridos leitores que, todas as vezes que me deparasse com um artigo, conto, fábula ou qualquer outro texto que me parecesse interessante, e que eu gostaria de ter escrito, dividiria com vocês. “Pois bom”. Desta vez vou brindar vocês com um artigo do grande jornalista Mino, publicado na sua “Rivista”, realizada por Mino produções e publicada pela Editora Riso.

O texto começa com um diálogo entre marido e mulher. Marido diz: Se eu sou tão errado assim como você diz que eu sou, por que casou comigo?. Mulher responde: Esse foi o meu erro.

” Todo mundo já nasce sabendo errar. Ninguém aprende a errar. Toda a luta dos pais com seus filhos é lhes ensinar a fazer as coisas certas e a não errar. Por isso se diz: Errar é humano!

A luta do homem no campo físico, ético, emocional, espiritual, ou seja, em todas as suas esferas, é no combate aos erros, na superação das falhas, na busca da perfeição. E isso se faz aprendendo com
um fantástico professor, o Sr. Erro. Esse professor nunca falta uma aula, nunca entra em greve e está sempre fazendo avaliações com seus alunos.

Ele pergunta, ele testa, faz sabatinas. É quem mais exige de seus alunos. Mas, ninguém quer aprender com ele.

Apesar de se errar tanto, ninguém gosta de aprender com o próprio erro. O erro geralmente a gente esconde ou diz que pertence a outra pessoa.

-Você está errado! Como isso é fácil e comum de dizer. – Confesso que errei! Como é difícil ouvir alguém dizer isso.

Só sob confissão, como exclama essa afirmação.

- O erro foi meu! Só grandes pessoas dizem isso. E veja como nós somos. Ofendemos os outros em alto e bom som.

Mas pedimos desculpas na surdina, baixinho, discretamente, se possível sem dizer tudo que temos a dizer.

Cometemos os piores pecados, mas para falar sobre eles, nos confessamos em segredo. E há quem não se confesse.

Portanto, errados amigos, vamos, vamos acertar nossas contas com os erros. Vamos aprender com esse professor imparcial. Cada erro corrigido é um degrau a mais na subida de encontro à perfeição.

Pare de culpar os outros, pois errar é plural, e juntos erramos sempre. Se não acredita nisso e acha que estou errado, você apenas pensa diferente de mim. Nada mais.

Muito bem, estou errado e vou reconsiderar tudo o que disse. Você é quem está certo e eu o errado. Mas... acabo de dar um novo passo no meu modo de pensar. Sim, posso estar errado. Mas, que vitória,
pois pensei nessa possibilidade e não estou preso a nenhuma certeza, a não ser esta... de que posso estar errado.

Pois é meus leitores certos de domingo, matutem aí comigo sobre o certo e o errado. Eu sei e você também sabe que errar é humano e que permanecer no erro... não está certo. Reforço que não é certo
esta história de você nunca querer admitir que está errado. Agora, fique certo de uma coisa, se você achar que está agindo errado, quando se acha sempre estar certo, mude. Toda unanimidade é burra.
Principalmente a que é exclusivamente nossa. Certo?

Não? Então mais uma vez você está certo.

LÁZARO DO PIAUÍ
ESCRITOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário